Consciente de seu papel no cenário global, o Brasil vem fortalecendo cada vez mais sua atividade turística. Através de políticas públicas transparentes – desenvolvidas em parceria com todo o trade – o turismo brasileiro desponta, hoje, como um dos principais elementos propulsores do crescimento econômico no País, gerando empregos e promovendo a inclusão social.
Para isso, portanto, o turismo nacional – especialmente os 65 Destinos Indutores – conta com uma ferramenta extremamente importante no auxílio da gestão e do planejamento de cada destino: o Estudo de Competitividade, que visa a contribuir para a reflexão dos atores sobre futuro da atividade turística no Brasil.
Elaborado pela em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o Estudo de Competitividade busca demonstrar – através de 13 dimensões e 61 variáveis – qual o espaço que o setor ocupa nos 65 Destinos Indutores pesquisados, além de auxiliar no trabalho a ser desenvolvido pelo Grupo Gestor para aumentar os índices de competitividade em suas regiões.
Dessa forma, o turismo brasileiro gradualmente se consolida como uma grande oportunidade de crescimento para o País! E a 2ª Edição do Estudo, que foi entregue ontem pelo Ministério do Turismo, constitui-se num marco importante para auxílio dos Grupos Gestores a continuarem inovando em seus produtos e promovendo cada vez mais as suas cidades, atingindo, assim, um padrão de qualidade internacional.
Os resultados apresentandos pelo Mtur no Relatório Brasil 2009 foi:
2008 2009
Brasil.......... ...52,1....... 54,0
Norte........... ..47,6........49,6
Nordeste..... ...49,0....... 50,4
Centro-Oeste... 52,1....... 54,6
Sudeste........ ....57,5....... 59,2
Sul.............. ..58,7....... 61,0
Sucesso a todos!
Fonte: Instituto Marca Brasil
0 comentários