Clima

Postado por SPnews em Viagem


A tipologia climática do Brasil é bastante variada. A grande extensão territorial, aliada a fatores como temperatura, altitude, pressão e proximidade com o oceano, fazem com que o País apresente climas para todos os gostos. É um dos ecossistemas mais ricos e complexos do mundo, com paisagens vegetais bastante variadas.

O território brasileiro está dividido em faixas climáticas: 92% localizam-se entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Portanto, pode-se dizer que o clima brasileiro é predominantemente tropical, apresentando, ainda, faixas equatoriais e sub-tropicais (zonas temperadas) distribuídas entre os 8% restantes do território. A predominância de altitudes mais baixas ao longo de toda a extensão do País propicia temperaturas mais elevadas, com médias superiores a 20 °C.

As estações são exatamente opostas às da Europa e Estados Unidos, exceto na região Norte do País. A média de temperatura anual é de aproximadamente 28ºC na região Norte e de 20ºC, no Sul. Temperaturas extremas são raras, mas podem ocorrer: no inverno, algumas cidades no Sul do País chegam a temperaturas negativas, inclusive com geadas e neve. E, no Rio de Janeiro, em pleno verão, a temperatura atinge até 40ºC.

Agora que você conheceu nosso clima, escolha a temperatura que mais lhe agrada e venha se apaixonar pelas belezas do Brasil.



Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics