Conhecida como cidade-modelo, é uma das capitais com melhor qualidade de vida do Brasil. Avenidas largas e arborizadas, parques e áreas de lazer, sistema viário pioneiro, já exportado para muitos países, distritos industriais planejados e bairros residenciais que privilegiam o bem viver revelam uma metrópole moderna e cosmopolita, com forte jeito europeu. 
Alemães, italianos, poloneses e ucranianos, entre outros povos, souberam preservar o passado e mesclar os novos sotaques aos costumes antigos. Os parques são boa prova disso: além de servirem como espaço de lazer, reverenciam as diversas culturas étnicas dos colonizadores, com monumentos que homenageiam e recontam um pouco da história.


Arena da Baixada 
O estádio mais moderno do país 
A região da Baixada da Água Verde, desde o seu nascimento em 1924, sempre foi a casa do Atlético Paranaense. A área que era alugada teve o contrato renovado até 1929, quando Luis Feliciano Guimarães, então presidente do time, comprou o terreno e passou a alugá-lo para o Atlético. Em 1933, na posse do presidente Cândido Mäder, o rubro-negro comprou o terreno e os dirigentes resolveram batizar o estádio com o nome de Joaquim Américo, fundador do Internacional – clube de origem –, além da própria baixada.

A construção da arquibancada coberta começou em 1937 e foi concluída em 1939. Em 1980 o estádio passou por novas reformas e, com a ajuda de doações por parte dos torcedores, ganhou um sistema de iluminação. De 1985 a 1993 o Atlético jogou no estádio do Pinheirão. No dia 1º de dezembro de 1997 o sonho de uma moderna arena começou a sair do papel, que após 567 dias estava novamente à disposição da torcida rubro-negra.

Além de um estádio moderno, a arena possui espaço para eventos, uma grande praça de alimentação, churrascaria, academia e hoje é um pólo de turismo da capital paranaense.



O Projeto 
A moderna Arena da Baixada 
A Arena da Baixada, do Clube Atlético Paranaense, é considerada hoje um dos estádios mais modernos do Brasil e será o palco dos jogos sediados em Curitiba na Copa de 2014. O projeto para o evento contempla o anel de arquibancadas, aumentando a capacidade atual de 25 mil pessoas para 41.375 torcedores. Além disso, as adaptações às exigências da FIFA prevêem a ampliação do setor de imprensa, a construção de um novo vestiário e a retirada de alguns obstáculos como as colunas dos elevadores, facilitando a visibilidade do gramado em alguns pontos críticos do estádio.

A acessibilidade ao estádio, apesar de ser considerada boa, também terá de ser melhorada e, embora o número de vagas de estacionamento seja maior do que o exigido pela FIFA, o governo priorizará o transporte público. Em frente ao estádio há planos de construção de um bicicletário, espaços para convidados da FIFA e, ainda, um centro de informações turísticas.

O estádio do Atlético Paranaense foi erguido em 1914, demolido em 1996 e reinaugurado em 1999.

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics