Manaus

Postado por SPnews em Viagem


Portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta, Manaus, capital do Estado do Amazonas, é banhada pelo Rio Negro e guarda um extraordinário estoque de recursos naturais, representado por 20% da reserva de água doce do mundo, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo. 


A cidade, que já sobreviveu da borracha, é considerada por muitos o pulmão do Brasil e do mundo e conserva 98% da sua área verde natural – o que lhe confere, somado à riqueza de seus recursos culturais e históricos, grande potencial turístico. 


Apresenta o 7º maior PIB do Brasil, abastecida pela Zona Franca e suas empresas de tecnologia. É, ao mesmo tempo, a metrópole da Amazônia, em constante crescimento, e a terra de tradições como o Festival de Parintins e o boi-bumbá. 



O Vivaldão 
Advogado, médico, professor e deputado federal, Vivaldo Lima foi uma das maiores personalidades do futebol amazonense. Seu envolvimento com o esporte local abrangeu muitos cargos: sócio benemérito, presidente e presidente de Honra do Nacional Futebol Clube; sócio fundador, presidente e presidente de Honra do Nacional Fast Clube; sócio honorário do Luso Esporte Clube de Manaus; e sócio honorário da União Esportiva Portuguesa de Manaus. Como homenagem a seus feitos pelo futebol manauara, teve seu nome atribuído ao estádio estadual do Amazonas. 


Projetado por Severiano Mário Porto, o Vivaldão teve sua pedra fundamental lançada em 1958. O estádio foi inaugurado em 5 de abril de 1970, com jogo de rodada dupla. O segundo quadro (reservas) da seleção brasileira jogou contra o segundo quadro da seleção do Amazonas e os primeiros quadros (titulares) se enfrentaram posteriormente. Nos dois jogos a seleção brasileira venceu por 4 a 1. Dadá Maravilha foi o responsável pelos quatro gols da seleção de reservas. Estavam presentes aos jogos o presidente da FIFA, Stanley Rous, e o presidente da CBF, João Havelange. 


Em março de 1971 as novas instalações de iluminação e o placar eletrônico foram inaugurados. Vivaldo Lima foi o convidado especial para a ocasião, celebrada com o jogo que ficou conhecido como "Festa da Gratidão". Atualmente a capacidade do estádio, que foi reduzida após obras de remodelação em 1995, é de 33 mil pessoas. O recorde de público foi registrado em uma partida do Fast Clube contra o Cosmos, de Nova York: 56.950 pessoas assistiram à partida amistosa. 



O Estádio 
Para a Copa do Mundo de 2014, estão previstas reformas para áreas como o espaço de esporte e lazer do Vivaldão, além da construção de um shopping dentro do estádio. A ideia é que o local seja utilizado durante os sete dias da semana e alie atividades esportivas e de lazer. O valor estimado para investimentos no complexo do Vivaldão é de R$ 500 milhões. Os 47.930 lugares serão assim divididos: 


Espectadores – 41.470 lugares;
VIP (VVIP Boxes) – 500 lugares;
VIP/Business – 1.250 lugares;
Mídia (Imprensa) – 1.130 lugares.


O ginásio será usado com Media Center, e toda a infraestrutura de transmissão de dados, fibra ótica e antenas estará instalada para que a imprensa do mundo inteiro esteja bem acomodada.
Haverá estacionamento para 9 mil vagas no complexo do estádio, com mais 2 mil vagas destinadas principalmente aos membros oficiais da FIFA e das delegações.

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics