A Copa do Mundo FIFA 2010 terá lugar na África do Sul. Quer planeie assistir aos jogos num estádio ou num parque de diversões na ponta sul de África, ou sentado a ver televisão lá em casa, eis alguma informação rápida acerca do campeonato e do país anfitrião, para que a sua experiência seja ainda melhor.

A África do Sul já recebeu eventos desta grandeza antes?
A África do Sul costuma receber eventos desportivos internacionais e desde 1994 que tem organizado alguns dos maiores – entre eles a Taça Mundial de Rugby em 1995, a Taça Mundial de Críquete em 2003, a Taça Mundial de Golfe de Senhoras (2005-08) e a corrida A1GP™ World Cup of Motorsport (Taça das Nações), 2006.

Mas a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, o maior evento futebolístico mundial de código único – em termos de audiência televisiva, maior do que os Jogos Olímpicos – é só por si um marco.

Durante quatro semanas, com início a 9 de Junho de 2010, a África do Sul será o centro do mundo. A Copa do Mundo 2006 na Alemanha foi o evento televisivo jamais visto de sempre. A Copa da África do Sul 2010 vai ter ainda mais audiências. Os olhares de biliões de espectadores, milhões de visitantes internacionais e a nata dos meios desportivos estarão todos focalizados na ponta mais a sul do continente africano.

Não queremos desapontar ninguém.


Quem são os Bafana Bafana?
A nossa equipa de futebol nacional é conhecida por Bafana Bafana – que significa “os rapazes, os rapazes” em isiZulu. Esta alcunha vem do grito dos fãs aquando da vitória da equipa na Taça das Nações Africanas em 1996 (que também se realizou na África do Sul). Desde o fim do apartheid e do isolamento desportivo da África do Sul, os Bafana Bafana qualificaram-se duas vezes, uma em 1998 e outra em 2002 – para a Copa do Mundo da FIFA.

Será que a África do Sul vai lucrar com a Copa do Mundo?
Calculou-se que a Copa do Mundo da FIFA 2010 criará à volta de 129.000 empregos, contribuirá com aproximadamente 21 biliões de rands para o produto interno bruto (PIB) e gerará outros 7,2 biliões em impostos, com cerca de 350.000 visitantes que se espera gastem uns 9,8 biliões de rands enquanto estiverem no país a assistir ao campeonato.

Além disso, a imagem que lá fora se vier a ter de nós pode causar ainda mais impacto e ser mais duradouro, não apenas da África do Sul como uma Taça do Mundo bem sucedida ajudará a mudar a ideia que um grande número de investidores estrangeiros tem acerca de África.

Onde serão realizados os jogos
Os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010 vão realizar-se em 10 estádios: dois em Joanesburgo e um em cada uma das oito cidades anfitriãs. Juntos, os 10 estádios irão receber 64 jogos e ter mais de 570.000 espectadores ao longo do campeonato.

Cinco desses dez estádios já existem e estão a ser melhorados, como a Soccer City – onde terá lugar a abertura inaugural e o último desafio – a passar por uma transformação profunda. Os restantes cinco estádios estão a ser construídos do zero.

Quais as cidades onde haverá jogos?
Serão nove as cidades a receber a Copa do Mundo FIFA 2010.


Joanesburgo
Centro económico de África, Joanesburgo é uma cidade de contrastes cheia de bulício, espalhada na pequena mas densamente povoada província de Gauteng.

O aeroporto mais próximo: OR Tambo International ou ORTIA Estádios da Taça do Mundo: Soccer City e Ellis Park Desafios da Copa do Mundo: 10 jogos de futebol da primeira volta (incluindo o de abertura) e dois da segunda volta, dois quartos de final e a final.






Cidade do Cabo
A cidade mais antiga mas também a mais bonita da África do Sul, fica em Table Bay, no Oceano Atlântico, na parte sul da província do Cabo Ocidental. Edifícios lindíssimos, os vinhedos nas proximidades, longas praias de areia branca e uma vida cultural rica fazem da Cidade do Cabo um dos destinos favoritos dos turistas.
O aeroporto mais próximo: Cape Town International ou CTIA Estádios da Taça do Mundo: Greenpoint Stadium Desafios da Copa do Mundo: cinco jogos da primeira fase, um da segunda fase, um quarto de final, uma semi final.



Durban
Um local subtropical aprazível e a maior cidade em KwaZulu-Natal, Durban é um destino turístico importante e o maior porto de toda a África do Sul.

O aeroporto mais próximo: Durban International ou DIA Estádios da Taça do Mundo: Moses Mabhida Stadium Desafios da Copa do Mundo: cinco jogos da primeira fase, um da segunda liga, uma semi final.






Pretória
Pretória é a capital administrativa da África do Sul, a norte de Joanesburgo, província de Gauteng. Com mais de 150 anos, é um local de grandes monumentos, bela arquitectura e encantadores espaços ao ar livre.
O aeroporto mais próximo: OR Tambo International ou ORTIA Estádios da Taça do Mundo: Loftus Versfeld Stadium Desafios da Copa do Mundo: cinco jogos da primeira fase, um da segunda liga.






Port Elizabeth
Conhecida como Friendly City (Cidade Amigável), Port Elizabeth fica na Baía de Nelson Mandela, na Wild Coast ou Costa Selvagem batida pelos ventos, província do Cabo Oriental.

O aeroporto mais próximo: Port Elizabeth Airport ou PEA Estádios da Taça do Mundo: Nelson Mandela Bay Stadium Desafios da Copa do Mundo: cinco jogos da primeira fase, um da segunda liga, um quarto de final e o terceiro desempate.




Bloemfontein
A antiga capital da república Bóer e agora capital do Free State (Estado Livre), Bloemfontein – o nome significa “flor de montanha” – é uma cidade bonita com milhares de roseiras e alguns monumentos comemorativos comoventes.

O aeroporto mais próximo: Bloemfontein Airport
Estádios da Taça do Mundo: Parque Vodacom
Desafios da Copa do Mundo: cinco jogos da primeira fase, um da segunda liga.






Rustenburg
As suas ruas tranquilas cheias de jacarandás escondem o facto de Rustenberg, na província Noroeste, ser uma das regiões com mais minas do mundo no subsolo, com riqueza incalculável em platina.

O aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional OR Tambo ou ORTIA  Estádios da Taça do Mundo: Royal Bafokeng Stadium Desafios da Copa do Mundo: quatro jogos da primeira fase, um da segunda liga




Nelspruit
A capital da província de Mpumalanga fica no vale fértil do Rio Crocodilo, a cerca de 330 km a leste de Joanesburgo.

O aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Kruger Mpumalanga Estádios da Taça do Mundo: Estádio Mbombela Desafios da Copa do Mundo: cinco jogos da primeira fase.




Polokwane
Capital da província do Limpopo, tem uma localização ideal no limiar da rica vida selvagem do mundialmente famoso Parque Nacional Kruger.

O aeroporto mais próximo: Polokwane International Airport Estádios da Taça do Mundo: Peter Mokaba Stadium Desafios da Copa do Mundo: quatro jogos da primeira fase.



Quantos bilhetes estarão disponíveis?
Estarão disponíveis aproximadamente 3 milhões de bilhetes para os 64 jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010. Um terço desses bilhetes, ou seja, um milhão, serão distribuídos entre os adeptos de futebol sul africanos, um milhão a visitantes estrangeiros e o terceiro milhão a patrocinadores, equipas e à família FIFA.

Devo ir mesmo que não consiga bilhetes?
Claro que sim! O campeonato de 2010 promete ser, como dizem os Sul Africanos, um jol, por outras palavras, uma festa. Tal como no campeonato da Alemanha em 2006, serão distribuídos ecrãs gigantes pelos principais recintos públicos. E pode sempre ver os jogos e conhecer as pessoas locais nos inúmeros pubs, restaurantes bares desportivos.

Em que zona horária fica a África do Sul?
O fuso horário da África do Sul é de mais duas horas em relação a Greenwhich (UTC/GMT+2). Nos meses de Junho e Julho – quando decorrerá o campeonato – a hora sul africana será a mesma que na Europa continental e uma hora mais que o Reino Unido. Por isso, os jogos que tiverem o pontapé de partida às 9 da noite aqui serão confortavelmente vistos pelos Europeus, enquanto que os espectadores norte-americanos vão ter muitas horas de almoço mais cedo – e os adeptos de Socceroo vão começar o dia às cinco da manhã!

E o tempo, como estará?
A Copa do Mundo FIFA 2010 terá lugar no Inverno do hemisfério sul – mas aqui em África é quente. Joanesburgo estará seca, com dias de sol e noites bastante frescas. Rustenburg, Pretória e Nelspruit vão estar mais quentes, mas em Bloemfontei fará frio. Polokwane, a norte, estará seca e quente, mais quente do que a maioria dos Verões europeus. Em Durban estará agradavelmente quente, com alguma humidade – e terá o deliciosamente balsâmico Oceano Indico para nadar. E enquanto que a Cidade do Cabo terá um tempo magnífico – e pode ter um tempo bom mesmo no Inverno – em Junho geralmente faz frio, está vento e húmido, já para não falar do oceano, que está gelado!


Veja aqui os grupos



Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics