Às margens de um lago – o Guaíba, com 72 km de orla fluvial –, a capital dos gaúchos oferece muitos parques urbanos e vida cultural efervescente. Teatros, espaços de arte, museus, prédios históricos garantem uma programação cultural intensa. Bares e danceterias convidam para uma noite animada e divertida. 

A cidade se destaca no turismo de negócios, e dispõe de grandes centros de convenções e boa estrutura hoteleira. Tem grande importância para o Mercosul – fica entre Buenos Aires/Montevidéu e São Paulo/Rio.

No seu nobre bairro Moinhos de Vento, pode-se passear, fazer compras na Padre Chagas (versão gaúcha da Rua Oscar Freire em São Paulo) e tomar um expresso nos inúmeros cafés da região
.



Estádio José Pinheiro Borda - Beira-Rio 
O estádio vermelho de Porto Alegre 
José Pinheiro Borda é o verdadeiro nome do estádio mais conhecido como Gigante da Beira-Rio, ou simplesmente Beira-Rio. O nome é uma homenagem a um cidadão português que trabalhou por anos na obra do estádio e faleceu antes que ele fosse terminado.

O Gigante foi construído pelo para comportar a imensa torcida do Internacional, que não cabia mais no estádio dos Eucaliptos. A construção, que durou 10 anos - de 1959 a 1969 - foi realizada com muito esforço e participação de todos os torcedores colorados, inclusive do interior, e até de ídolos do time como, Paulo Roberto Falcão que doaram cimento, tijolos e ferro ao Internacional para a conclusão do estádio.

O jogo de estreia ocorreu entre Internacional e Benfica de Portugal dos astros Eusébio e Torres. O primeiro gol do estádio foi marcado por Claudiomiro; Eusébio empatou para os portugueses mas Gilson Porto desempatou o jogo e garantiu a primeira vitória colorada em seu novo estádio.

Foi no Beira-Rio que o Inter garantiu grande parte de seus títulos, sendo o mais importante deles o título da Copa Libertadores de 2006, quando derrotou o São Paulo, numa final brasileira.



Estádio José Pinheiro Borda - Beira-Rio 
O projeto do Novo Beira-Rio
O palco da Copa do Mundo de 2014 na capital do Rio Grande do Sul será o Estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido como Beira-Rio, sede do Internacional desde 1969. A arena do Colorado passará por reforma, com início previsto para o segundo semestre de 2009, para se adaptar às exigências da FIFA para a disputa do campeonato.

A capacidade do estádio, de 56 mil torcedores, será mantida, e a arquibancada inferior será remodelada de modo a permitir a proximidade dos torcedores ao gramado. Também está contemplada uma cobertura metálica. Para tais adequações, o valor orçado é de aproximadamente R$ 60 milhões, que virão de recursos do próprio clube gaúcho.

O projeto denominado Gigante Para Sempre contempla a construção de centro de treinamento, esplanadas e três torres para hotel, pavilhão de exposições, uma marina, garagens subterrâneas e um centro de medicina esportiva. O complexo será erguido às margens do Rio Guaíba num terreno de 32 hectares de propriedade do Internacional.

Está prevista a duplicação da Avenida Beira Rio, que liga o centro da cidade à sede do Internacional, e da Avenida Tronco, via alternativa para a zona sul.

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics