A Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, possui na paisagem um de seus mais belos patrimônios. São morros, colinas, vales e rios que se constituem em um ambiente com inúmeras opções , atividades e possibilidades de visitação. O cultivo da videira, está presente em 16 , dos 28 municípios que a compõem enquanto Região Turística. Em cada estação, o visitante se surpreende com a paisagem que se apresenta com tons e cores que merecem ser apreciados.
Uma das experiências oferecidas é acompanhar a elaboração dos vinhos e degustar o resultado desta elaboração nas cantinas. São 83 opções, das pequenas vinícolas familiares às empresas tradicionais da Região.
Microrregiões
As Microrregiões constituem-se em conjuntos de municípios da Região Uva e Vinho, os quais desenvolvem o setor turístico a partir de algumas afinidades: seja na cultura local, tipos de atrativos turísticos e até mesmo roteiros turísticos integrados.
Atualmente, a Região Uva e Vinho está dividida em cinco microrregiões, as quais garantem a diversidade da oferta turística por suas peculiaridades. Estas microrregiões são denominadas da seguinte maneira:
Vales da Serra;
Outras atividades para quem gosta de contato com a natureza:
Turismo de Aventura na Serra Gaúcha
Outras atividades para quem gosta de contato com a natureza:
Turismo de Aventura na Serra Gaúcha
Veja abaixo as fotos: