A Rota dos Trigais traz em sua bagagem a marca da cultura e tradição, preservando usos e costumes dos descentes da imigração italiana e polonesa, habitantes desta região, que contribuíram com a formação do povo gaúcho.
Na Rota dos Trigais as videiras diminuem dando lugar aos trigais, que diversificam a economia, fazendo um elo entre a simplicidade e modernidade, apresentando farta gastronomia, tradicionalismo gaúcho, as romarias e templos religiosos, a arquitetura italiana e polonesa, os produtos artesanais, a literatura, os eventos técnicos científicos e culturais, formando um contexto diversificado, de saberes, de crenças e hábitos peculiares.
A Rota dos Trigais, onde no inverno o amarelo dourado predomina nas colinas, com muitas cascatas e mata nativa, proporciona atividades de aventuras inesquecíveis, ainda permanece viva a fé e a religiosidade.
Composta por 7 municípios da Região Uva e Vinho, Marau, Vila Maria, Casca , Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Paraí e Nova Araçá, a Rota dos Trigais aguarda sua visita e reserva experiências incríveis com seus atrativos.
Atrativos na Rota dos Trigais:
Turismo Ecológico e de Aventura:
Vila Maria: Rapel, Cascading, Tirolesa, Canioning e Trilhas. Os quais são operados pela empresa Maria Nostra Operadora de Turismo Ltda.
Turismo Religioso:
Vila Maria: Santuário Nª Sª da Salete; Capela da Imigração Italiana de Santo Antônio.
Casca: Igreja Matriz (uma das mais belas do RS).
Santo Antônio do Palma: Capela da Imigração Polonesa de Nª Sª de Monte Claro.São Domingos do Sul: Mausoléu do Monsenhor Benvegnu.
Turismo Cultural e Gastronômico:
Casca: Museu Pinzzeta, Toca dos Bichos (artesanato), Vila Histórica de Evangelista, Vinícola Don Abel e Café Colorido.Vila Maria: Casa de Vila Maria; Pesque Pague Spenassato; Filó Italiano de São José.Santo Antônio do Palma: Casa Polonesa das Flores; Centro Ecológico.