Uma mistura interessante: praias paradisíacas numa cidade grande, moderna e agitada. Assim é Fortaleza, a capital cearense, que também oferece vidas noturna e cultural movimentadas. A ferveção noturna, muitas vezes embalada pelo balanço do forró, contrasta com a sutileza com que as rendeiras trabalham durante o dia sob o sol brilhante que dificilmente é encoberto nesta região. 


Quiosques à beira-mar com água de coco gelado, para quem busca por um refúgio tranquilo, passeios de jipe pelas dunas para os mais radicais, restaurantes com vista para praias de areias brancas, e palmeiras balançando com o soprar do vento para os mais românticos. As opções são diversas e empolgantes em Fortaleza. 



O Castelão 
Idealizado pelo governador Plácido Castelo – que dá nome ao estádio –, o Castelão começou a ser construído em 1969 no terreno que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, comprado pelo governo estadual por 400 mil cruzeiros. Foi inaugurado em novembro de 1973 em um jogo entre Ceará e Fortaleza, que acabou em 0 a 0.

O primeiro gol do Castelão ocorreu uma semana depois de sua inauguração, num jogo entre Ceará e Vitória-BA: Erandy fez o tento da vitória do Ceará, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O maior público do estádio foi registrado na visita do Papa João Paulo II ao Ceará, quando 120 mil fiéis foram ver de perto o líder religioso.

Geraldino Saravá é até hoje o maior artilheiro do Castelão, tendo jogado pelos times Ceará, Fortaleza, Tiradentes e Ferroviário – o atacante marcou nada menos do que 98 gols no estádio.



O Projeto 
O Castelão 
O Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Castelão, será o palco dos jogos sediados na cidade de Fortaleza. Inaugurado em 1973, será fechado pela primeira vez para ser reformado a fim de suprir os critérios exigidos pela FIFA. O projeto contempla a cobertura de todos os 53 mil lugares e a construção de um estacionamento subterrâneo para mais de 4 mil veículos.
O estádio que já comportou 100 mil pessoas terá sua capacidade reduzida. As principais necessidades são a criação de mais espaço para a imprensa e o aumento da oferta de estacionamento. O objetivo é fazer não somente uma arena de futebol, mas garantir sua utilização também como centro de várias modalidades olímpicas.

O projeto contempla ainda a construção de hotel, shopping center e centro de convenções no mesmo complexo em que estará a arena. As obras estão orçadas em cerca de R$ 400 milhões e o governo procura parcerias para o custeio. Pretende-se construir uma linha de trem que ligue o estádio ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, que também passará por reformas.

As obras estão previstas para começar após o Campeonato Estadual de 2010 e serão necessários três anos para a finalização.

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics