Fundada pelos bandeirantes em 1719, nos séculos 18 e 19 foi destino de exploradores e aventureiros que partiam de São Paulo em busca do ouro farto da região. Também foi cenário de disputas territoriais, sendo que um dos episódios mais notórios foi a participação na Guerra do Paraguai em 1867, quando suas guarnições reconquistaram a cidade de Corumbá, que por três anos esteve sob domínio paraguaio. 
O visitante encontra na capital do Mato Grosso registros do passado no casario histórico, nas igrejas – como a do Rosário, construída pelos escravos no século 18 – e no Museu de Pedras Ramis Bucair. 



Cuiabá funciona como porta de entrada para os diversos destinos turísticos que a região oferece. É possível pescar e conhecer a vida selvagem do Pantanal ou os cenários de pedra da Chapada dos Guimarães, que fica a menos de 70 km da cidade. 
Cortada pelo Rio Cuiabá, um dos principais afluentes do Rio Paraguai, é conhecida ainda como portal da Amazônia, uma vez que grande parte da floresta amazônica está nos limites do território do Estado.



O Verdão 
O estádio no coração de Cuiabá 
Idealizado em 1973, pelo governador José Fragelli, o estádio Governador José Fragelli, ou simplesmente Verdão, foi projetado pelo arquiteto Silvano Wendel e orçado em 1,2 milhões de cruzeiros. A obra foi entregue três anos mais tarde, em 1976, já na administração do governador José Garcia Neto. 
O primeiro jogo no Verdão ocorreu em março de 1975, com o estádio ainda inacabado. O Fluminense-RJ enfrentou a seleção de Cuiabá (formada pelos melhores jogadores dos times cuiabanos). No ano seguinte, em 8 de abril, com o estádio finalmente concluído, foi então marcada a inauguração com rodada dupla, e a partida preliminar foi disputada entre Mixto e Dom Bosco, com vitória do “Tigre de Vargas Mixto” por 2 a 1. Já na partida principal, o Flamengo-RJ ganhou por 3 a 1 do “Operário de Várzea Grande”. A inauguração teve público recorde, 49.021 pessoas estiveram no estádio. 



O Projeto 
O Novo Estádio do Verdão 
O projeto do novo Verdão prevê a construção de um estádio moderno, nos padrões europeus, com capacidade para 42,5 mil pessoas, e será inteiramente coberto, com estrutura para sediar grandes eventos em outras áreas, como shows e feiras agropecuárias. No entanto, como será feito com placas de pré-moldados, seu público poderá ser reduzido para 28 mil espectadores – atendendo, assim, à necessidade do futebol regional. As salas exigidas pela FIFA durante a Copa, localizadas abaixo das arquibancadas, serão retiradas posteriormente para transformar o espaço em um Centro de Convenções.


A energia solar será aproveitada para diversas atividades internas; já a água da chuva será armazenada e reutilizada para a irrigação do gramado e a limpeza de banheiros.


O custo estimado é de R$ 430 milhões, com investimentos feitos a partir de recursos do governo estadual, que possui um fundo de R$ 100 milhões, e ainda investimentos da iniciativa privada. Sua conclusão está prevista para dezembro de 2012, para a realização da Copa das Confederações. Após a Copa de 2014, o complexo será administrado por meio de concessão, visando gerar emprego e renda.



Para saber mais sobre o Projeto do novo Verdão; Clique aqui!




Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics