Eco

Postado por SPnews em Viagem



Tendência do turismo mundial, o Ecoturismo – ou Turismo Ecológico - desponta como a melhor alternativa para explorar regiões do Brasil fazendo uso sustentável dos atrativos do meio ambiente. Por definição, o Ecoturismo é a busca de experiências únicas e exclusivas, a partir da prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, utilizando de forma sustentável os patrimônios naturais e culturais, a fim de promover consciência ambiental e bem estar de todos os envolvidos. No Brasil, o Ecoturismo cresce mais do que o turismo comum, porque o interesse por atividades que não degradem o meio ambiente tem sido o carro-chefe das viagens turísticas. E não foi à toa que a National Geographic escolheu o Brasil como melhor destino de Turismo de Aventura do mundo.

Regiões de Ecoturismo e Aventura no Brasil:


Região Sul




O Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), é palco de diversas atividades de aventura, voltadas para o Ecoturismo. O lugar é propício para a prática do rapel, da escalada e do rafting. Faça a trilha em jipe por dentro do Parque e o passeio de lancha até o cânion das Cataratas.








Fazer a travessia entre os dois grandes cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra (RS) é a atividade preferida dos ecoturistas. Entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza chegam a 900 metros de profundidade e demarcam os limites geográficos dos dois estados. A caminhada leva de três a cinco dias, dependendo do roteiro, e passa por piscinas de banho, cachoeiras e outros cânions menores.








Região Centro Oeste




Apreciação da natureza e também da história fazem a Chapada dos Guimarães (MT) ser um dos destinos mais procurados pelos ecoturistas. Cachoeiras, paredões, canions, lagoas e cavernas já indicam que muitos esportes podem ser praticados ali, onde há mais de 50 sítios arqueológicos com pinturas e fósseis de animais pré-históricos. Caminhadas de até 25km que incluem pernoite em comunidades da região são oferecidas nos pacotes de viagem.












Praticantes de rafting, rapel, canionismo, ciclismo e trekking se encontram na Chapada dos Veadeiros (GO). O complexo de cânions do Vale do Rio Macaco é o preferido dos esportistas iniciantes e faz Veadeiros ser considerada a meca do canionismo brasileiro. Para os aventureiros do moutain bike, a Chapada também oferece trilhas imperdíveis, com pedaladas de até quatro dias que ligam a Serra Geral ao Parque Nacional. A Cachoeira da Água Fria é a melhor queda para praticar rapel e o trekking pelo Vale da Lua não pode deixar de ser feito.









Jalapão sede seus recantos naturais para uma das mais importantes e difíceis provas de aventura do país. A Brasil Wild Extreme é uma corrida de sustentabilidade, em que os participantes disputam etapas nas modalidades trekking, canoagem, moutain bike, natação, mergulho, corrida de orientação, rappel e tirolesa. Isso quer dizer que estrutura para os ecoturistas está armada, ainda que não se interessem pela competição!










O Pantanal (MS), santuário ecológico da humanidade e maior área alagável do planeta, guarda riquezas naturais e muita aventura. A biodiversidade é o maior atrativo, mas competições, como a Volta Ciclística do Pantanal e o X-Pantanal, atraem aventureiros profissionais e curiosos, dispostos a experimentar o rapel, o ciclismo, canoagem e até vôo livre. Bem perto dali está Bonito (MS), onde o mergulho e a flutuação são as melhores formas de conhecer a variedade de animais aquáticos existentes. Além disso, as várias cachoeiras, grutas e cavernas permitem a prática de rapel, mergulho, trekking e rafting.








Pantanal Mato-grossense
O Pantanal ocupa 230 mil km2 no sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul, estendendo-se até o Paraguai. No verao - época das chuvas - , suas terras são inundadas pelas cheias do Rio Paraguai, criando um ecossistema específico que abriga milhares de espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos. As usinas de álcool, o mercúrio dos garimpos, o excesso de fertilizantes das lavouras, as queimadas e até mesmo o turismo, vêm poluindo as águas do Pantanal.

Pode ser visitado a partir de Barão de Melgaço (100 quilômetros de Cuiabá), Poconé (90 quilômetros) ou Cáceres (220 km). A cidade de Cáceres, conta com melhor estrutura para pesca. Os passeios podem ser feitos em barcos alocados ou de excursão. Algumas empresas são especializadas em safári.



Região Nordeste





Em meio a um cenário cinematográfico, o trekking aparece como a melhor atividade para desfrutar os paraísos ecológicos da Chapada Diamantina (BA). Não menos importantes são os passeios de bike até o Rio Roncador, a escalada em rocha no Parque da Muritiba, o rapel na Gruta do Lapão e o rafting nas corredeiras do Rio das Contas.












Paisagens de tirar o fôlego. É a única maneira de descrever os Lençóis Maranhenses (MA) a quem não teve ainda a oportunidade de conferir o maior deserto de areia do Brasil, rodeado pelo Oceano Atlântico. O trekking é a atividade escolhida pelos aventureiros para contemplar a natureza , mas a melhor maneira de apreciar as dunas e lagos é contratar um guia e seu jipe 4x4. Alguns circuitos são sugeridos pelas agências de viagem, como o que explora todos os lagos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.











Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics