Na próxima semana, o governo federal abrirá o processo de licitação do trem de alta velocidade (TAV) que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, informaram hoje fontes oficiais.
O primeiro passo será a publicação na internet da minuta das condições, que ficará disponível para consulta por um mês. Audiências públicas serão realizadas a partir de janeiro e no início de fevereiro devem ser conhecidas as condições definitivas. Para o final de maio, está prevista a abertura das propostas apresentadas pelas empresas interessadas.
O cronograma foi traçado hoje em reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros envolvidos na obra orçada em R$ 34,6 bilhões, como informou a "Agência Brasil".
Para definir o vencedor do pregão será levado em consideração o menor preço do bilhete do trem e a transferência de tecnologia.
A vencedora será responsável pela construção, com previsão de conclusão até o final de 2015. A empresa ganhará também a concessão do serviço por 40 anos.
A linha férrea medirá 510,8 Km e ligará o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, cidade a cem quilômetros da capital paulista, e alcançará uma velocidade máxima de 350 km/h.
Pelo menos sete estações estão previstas, incluindo os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, Viracopos, em Campinas, e Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.
Cálculos do governo apontam que a obra atenderá uma demanda que reúne 20% da população brasileira - 40 milhões de pessoas -, e 33% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A construção do trem – o primeiro de alta velocidade na América Latina – despertou o interesse de empresas da Espanha, Alemanha, Japão, China e Coreia do Sul.
O projeto já sofreu vários atrasos por isso que não poderá entrar em funcionamento antes da Copa 2014, como pretendia o Executivo. Agora a meta é que o trem esteja pronto para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
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