Adidas apresenta Jabulani, bola oficial da Copa
Com design inovador, a bola é formada por oito painéis tridimensionais
A bola oficial do sorteio da Copa do Mundo foi apresentada nesta sexta-feira, a poucas horas do sorteio dos grupos: é a Jabulani, fabricada pela empresa alemã Adidas.
A cerimônia teve a participação do ex-jogador alemão Franz Beckenbauer e do inglês David Beckham. O meia do Los Angeles Galaxy elogiou a bola.
"Ela anda muito bem e é muito precisa. A Jabulani é uma bola incrível", assegurou Beckham durante o evento.
A Adidas explicou que a bola, de design inovador, é formada por oito painéis tridimensionais que resultam em uma esfera perfeita.
Além disso, ela apresenta uma tecnologia chamada "Grip'n'Groove", uma característica que faz com que a bola não seja lisa ao tato por conta das muitas circunferências distribuídas pela superfície, o que traz estabilidade e precisão.
A bola da Copa de 2010, a primeira em continente africano, quer representar o colorido do continente africano e a variedade cultural da África do Sul. São 11 cores diferentes, uma para cada província do país.
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, esteve presente à apresentação e destacou a importância da bola no futebol. "O jogo não é nada sem ela, e apenas uma bola pode levar uma mensagem de esperança e mudança ao mundo. É um símbolo", afirmou.
Para o diretor-executivo do comitê organizador do Mundial, Danny Jordaan, a Jabulani - que no idioma zulu significa literalmente "celebrar" - "unificará o país".
"A Jabulani representa a África do Sul, e com ela tentamos reconhecer a diversidade de nosso país", ressaltou. A bola, testada pelos jogadores de Milan, Bayern de Munique e das equipes sul-africanas Orlando Pirates e Ajax em 2008, sairá à venda amanhã.
0 comentários