O Google tem 27 bilhões de dólares em caixa. Dinheiro suficiente para pensar em todo tipo de aquisição.
Para entender o negócio do Google basta entender duas coisas: 1) do lado do consumidor ele organiza toda informação disponível na internet. 2) do lado do negocio ele ganha dinheiro com a comercialização dessa informação através da venda de palavras-chave (ADWORDS) e não na intermediação de transações como faz a Apple.
Particularmente na indústria do turismo, existe uma discussão oficial de compra da ITA Software por cerca de 1 bilhão de dólares. Para se ter uma ideia da importância estratégica da transação, o valor pago pelo YouTube foi de 1,5 bilhão de dólares
Vem ai o Troogle: Travel Google.
A ITA Sofware pode parecer desconhecida do público, mas 65% das reservas on line nos EUA passam pelos sistemas da ITA. Se o leitor alguma vez fez uma busca de tarifa pelo Fly.com, Hotwire, Orbitz, TripAdvisor ou Bing ou comprou uma passagem aérea diretamente pela Continental, American Airlines or Alitalia os preços mostrados foram alimentados pelo software da ITA.
Mas porque o Google se interessaria por essa empresa desconhecida de Massachussets ? No nível mais básico, o acordo daria ao Google a possibilidade de fornecer informações de tarifa instantaneamente ao lado de resultados de pesquisa de voos, da mesma forma que hoje ele informa no Google Maps os preços de hotéis em cidades de grande fluxo turístico.
Mas o software da ITA pode ir mais além: planejar viagens e sugerir tarifas mais baixas ao redor do calendário de eventos das cidades selecionadas ou integrar-se ao Google Calendar para sugerir “pacotes” no momento em que o internauta agendar um compromisso em uma outra cidade.
E mais: o Google pode agregar valor no processo de reserva, indo além da mudança da reserva, seleção de assento do voo e check-in integrando todo tipo de informação sobre o destino intuitivamente.
Recentemente em Londres, o diretor do Google UK, disse que a empresa não tem intenção de substituir o agente de viagens mas permanecer coerente com seu modelo de negócios
É esperar para crer. Com a tecnologia que vai possuir nas mãos a partir do momento que oficializar a compra da ITA o Google vai definitivamente reconfigurar o universo da distribuição do turismo.
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