O Rio de Janeiro obteve o título de melhor destino gay do mundo em eleição realizada pelo site TripOut Gay Travel (http://www.tripoutgaytravel.com), em parceria com o canal americano “Logo”, da MTV, voltado para o segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O anúncio foi feito em Boston (EUA), durante a 10ª Conferência Internacional de Turismo LGBT. O Rio chegou na frente de outras cinco metrópoles: Barcelona, Buenos Aires, Londres, Montreal e Sydney.
Segundo a International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), o turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem atualmente no mundo. Dados da entidade mostram que esse mercado representa por ano US$ 54 bilhões nos Estado Unidos, US$ 9,4 bilhões no Canadá e 600 milhões de libras na Grã-Bretanha. Além disso, o público LGBT é importante formador de opinião em vários segmentos.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, comemorou o título conquistado pela capital fluminense. "O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por acolher diferentes tribos, manifestações culturais, concepções religiosas e orientações sexuais. É uma cidade que, por sua própria formação histórica, tem tradição de acolher pessoas de países e culturas variadas com o jeito espontâneo, hospitaleiro e receptivo do carioca. Ou seja, a cidade traduz, de forma completa, toda a diversidade que o Brasil oferece ao estrangeiro que visita o nosso País”, disse.
Qualificação
Há alguns anos, a Embratur investe no público LGBT, promovendo iniciativas específicas para qualificar operadores de turismo, press trips para jornalistas estrangeiros especializados neste segmento, participação em eventos internacionais promovidos pela IGLTA, além de parcerias e ações de marketing divulgando o Brasil em redes sociais da internet como Twitter e FaceBook. Os resultados já começam a aparecer. Além do título conquistado pelo Rio, a Embratur comemora a escolha de Florianópolis (SC) para sediar, em 2012, o maior evento de turismo internacional LGBT do mundo. Estima-se que 450 congressistas – 70% deles estrangeiros – participem da convenção anual da IGLTA.
A definição por Florianópolis, que concorreu com Berlim e Madri, pode ser creditada como mais um caso de sucesso do programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur. A capital catarinense havia sido eleita, ainda, pelo jornal The New York Times como destino “Party & LGBT” de 2009.
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