Morumbi está fora da Copa de 2014

Postado por SPnews em Viagem

sexta-feira, 18 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vista aérea do estádio do Morumbi, em São Paulo
As eliminações de equipes ainda não começaram na África do Sul, mas no Brasil, sim. Ontem, o estádio do Morumbi, do São Paulo, foi eliminado entre os estádios brasileiros para a Copa de 2014. A Fifa anunciou a exclusão do Morumbi, justificada pela falta de garantias financeiras para as obras de reforma do equipamento por parte do Comitê Paulista para a Copa. No mês passado, as obras foram avaliadas em R$ 630 milhões. O Comitê Paulista entregou nesta semana a viabilidade financeira de projeto diferente do aprovado em maio pelo Comitê Organizador do Mundial (COL), precipitando a exclusão do Morumbi.

Na noite do dia 16 de junho, o coordenador do Comitê Paulista para a Copa de 2014, Caio de Carvalho, ressaltou que não serão utilizados recursos públicos para a construção de um novo estádio que atenda às exigências da Fifa. “Não existe qualquer hipótese, seria criminoso injetar recursos (públicos) para um novo estádio. Ao mesmo tempo, se tiver um investidor privado, será bem-vindo desde que ele aceite fazer um estádio para a abertura (da Copa) com 70 mil lugares, que, dizem os especialistas, não se paga. De qualquer forma é uma hipótese”, afirmou, em entrevista à rede Globo. Caio de Carvalho disse ainda que haveria alternativas ao Morumbi. “O Corinthians fazer o seu estádio, com dinheiro privado, e até a possibilidade de estudarmos um grande projeto de requalificação do Pacaembu e a utilização da arena nova a ser construída pelo Palmeiras no Parque Antarctica, que poderia abrigar jogos da Copa eventualmente, já que aí não precisaríamos de 70 mil lugares”, declarou.

Na nota oficial enviada pelo Governo do Estado de São Paulo e pela prefeitura da capital paulista é destacada a aplicação dos investimentos públicos em obras de infraestrutura e intervenções permanentes na cidade de São Paulo. “O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo descartam completamente a hipótese de utilização de recursos públicos para a construção de novo estádio na cidade de São Paulo. Os investimentos públicos serão canalizados para obras e intervenções permanentes, como a construção de linhas do Metrô e a melhoria do sistema viário e do transporte público. Reiteramos a confiança que o Governo do Estado e a Prefeitura têm de que a cidade de São Paulo será uma das sedes da Copa de 2014", diz o comunicado.

Com a decisão da Fifa, a cidade de São Paulo está no momento sem estádio para o Mundial. Em Joanesburgo, o ministro do Esporte, Orlando Silva, enfatizou que não haverá investimentos da União em estádios. "A ordem expressa do presidente Lula é de que não haja gastos de recursos federais referentes a reformas ou construção de estádios."

Crédito da foto: SP Turis


0 comentários

Postar um comentário

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics