Nobres mais perto e menos perigosa

Postado por SPnews em Viagem

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009



Visitar a cidade de Nobres e suas belezas naturais agora ficou mais fácil.  A viagem foi encurtada em 27 quilômetros e ficou menos perigosa, o que é o principal nesse caso. A economia em distância está sendo possível pela inauguração do asfaltamento da MT 010, que liga Acorizal a Rosário Oeste. Seguindo por essa rota para chegar a Nobres, saindo de Cuiabá, o turista andará 119 quilômetros. Antes, com trajeto pela BR 163, a distância percorrida era de 146 quilômetros.

O prefeito de Nobres, José Carlos da Silva, diz que além de diminuir o tempo da viagem, a nova estrada está sendo chamada de “corredor da vida”, porque vai reduzir o risco de acidentes. O motivo é que não há tráfego de carretas na MT 010 como tem na BR 163, que é um dos principais corredores do escoamento da produção mato-grossense. “Foi um grande presente para nós, é um corredor turístico, a ida para Nobres ficou mais fácil.”

Silva só lamenta que ainda seja preciso percorrer 13 quilômetros na BR 163 para chegar a Nobres, trecho que tem um alto índice de acidentes. Por isso mesmo é preciso cautela, por mais que a distância seja curta. O prefeito destaca ainda que está trabalhando em um outro corredor turístico, a “Rota das águas”. São 56 quilômetros na MT 241, obra orçada em R$ 33 milhões e que a prefeitura não tem condições de bancar. De acordo com Silva, alguns deputados estaduais estão empenhados em viabilizar a construção. A “Rota das águas” passa pelos mais belos pontos turísticos de Nobres.

Apesar das grandes belezas naturais de Nobres, o município ainda tem pouca infraestrutura turística. O prefeito espera que isso se resolva em breve, já que o georeferenciamento, necessário para mapear a região e definir onde pode ser feito investimento e onde não pode está encaminhado, encontra-se no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) há 15 dias.

Silva acredita que até o fim deste ano o georeferenciamento esteja pronto. Ele lembra que os pontos turísticos de maior beleza de Nobres estão localizados em uma região chamada Coqueiral Quebó, que na verdade é um assentamento rural. O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tinha 10 anos para dar a titularidade da área aos assentados, mas o dobro disso já se passou e nada aconteceu. Como é uma área de propriedade da união, nenhum empresário quer investir no local, por não haver qualquer segurança sobre o investimento. Então, o desenvolvimento turístico da cidade fica emperrado até a liberação do georeferenciamento.

Mesmo assim, com poucas pousadas instaladas no município, Nobres chega a receber até 300 turistas por fim de semana em feriados prolongados. A maior parte dos visitantes é proveniente, segundo o prefeito, de Cuiabá e da região Norte do Estado. Algumas agências de turismo em Cuiabá oferecem pacotes para passeio em Nobres, incluindo hospedagem, traslado e visitas com guias aos pontos turísticos.

Um dos principais pontos turísticos de Nobres, a Lagoa Azul, está interditado desde 1995. Tudo por falta de um plano de manejo do local. Este é outro problema que deve ser resolvido em breve. Conforme o prefeito José Carlos da Silva, o governo do Estado já liberou R$ 100 mil para o plano de manejo da lagoa, que é o instrumento que vai regular a visitação no local e tornar o turismo sustentável, evitando a degradação do meio.

Nobres é um dos destinos turísticos que o governo do Estado pretende trabalhar para a Copa do Mundo 2014, da qual Cuiabá será uma das cidades sede.


Autor: Valéria Carvalho
Fonte: Da Redação Mato Grosso em Foco

0 comentários

Postar um comentário

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics