Nobres

Postado por SPnews em Viagem



Nobres é um pequeno município localizado a 140 Km de Cuiabá, na região Médio Norte do Estado de MT, a 199 metros de altitude.

Por ser uma região de grande concentração de calcário e dolomita foram encontradas muitas grutas e cavernas. O relevo da região é caracterizado pela formação de pequenas serras que compõem o Complexo do Tombador, entre vales e chapadas. Tais características se unem para formar um "espetáculo natural que você não pode deixar de conhecer".

São dezenas de cavernas altamente ornamentadas com diversos tipos de espeleotemas como estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, pérolas, entre muitos outros.

Fica estrategicamente localizada em uma área de floresta de transição, entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, mais exatamente em uma área conhecida como Província Serrana, sendo considerada uma região de divisor de águas, entre as Bacias Amazônica e Platina. Além disso, como é típico em regiões calcárias, o município está todo cortado por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, habitat natural de diversas espécies de peixes e plantas, propícias para a prática do mergulho.

Grutas, cavernas, poços e muita história estão guardados no Cerrado da região de Nobres. São mais de 30 cavernas calcáreas, lagos com águas cristalinas, perfeitas para mergulho, modalidade de esporte em expansão em Mato Grosso.

Atrativos ainda inexplorados preservam uma natureza primitiva. Um dos lugares fantásticos de Nobres é a Lagoa Azul. Outros pontos onde já se pratica mergulho são: Lagoa Pai João e Poço Dois de Maio. Entre as atrações exóticas está a tribo dos índios Bakairi.

Um dos principais pontos de interesse turístico é a Reserva Yaporã, a 12 Km da cidade, local aberto aos turistas durante todo o ano. A estrutura é simples e confortável. A Reserva possui chalés com suítes e quiosques. Há também espaço reservado para quem deseja acampar. A Reserva Yaporã fica às margens do rio Cuiabá, com água muito limpa, próxima à sua nascente.

Na região de Rosário Oeste existe a Caverna do Currupira, na nascente do rio de mesmo nome, um cenário natural quase intocado, que já virou ponto de encontro dos mergulhadores.



Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics