A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil é um dos grandes motivos do crescimento do Mato Grosso do Sul nas primeiras décadas do século XX. O grande fluxo de pessoas e mercadorias facilitou o intercâmbio do Estado com outras regiões do Brasil, além de ajudar no desenvolvimento das localidades por onde a estrada passava.

Com duas frentes de trabalho, uma em Bauru e outra em Corumbá, a Estrada de Ferro Noroeste contou com um grande número de trabalhadores, muitos dos quais acabaram estabelecendo raízes na região após a conclusão das obras.

Inaugurada em 1914, a Estrada foi tendo sua extensão ampliada, chegando até Corumbá em 1950.

Durante 81 anos, o Trem do Pantanal operou a travessia da Estrada de Ferro Noroeste. Em 1995, com o fim da RFFSA e a concessão da via, o passeio turístico foi suspenso e somente o transporte de cargas passou a operar o trajeto.

Em 2009, sob administração da Serra Verde Express, o Trem do Pantanal foi revitalizado e, agora denominado Pantanal Express, voltou a operar seu trajeto de 210 quilômetros de pura nostalgia e encanto.



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