Projeto Mulheres em Construção

Postado por SPnews em Viagem

segunda-feira, 22 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Caroline de Toledo Franceschi expõe o Projeto Mulheres em Construção no 54º Congresso Estadual de Municípios em Serra Negra.
A Associação Paulista de Municípios realiza de 22 a 26 de março o 54º Congresso Estadual de Municípios que pretende reunir a classe política do Estado de São Paulo e do País para discutir os principais temas que afetam diretamente nossos municípios. Junto ao congresso haverá uma exposição paralela de produtos e serviços apresentando soluções para uma gestão eficiente. 

A Primeira Dama, Presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (Fuss) do município, Dra. Caroline de Toledo Franceschi desenvolveu e inseriu em 2009 o Programa “Mulheres em Construção” na cidade de Jaú e agora será exposto no congresso como um projeto inovador, pioneiro e de grande sucesso. 

Mulheres em Construção é uma parceria da Secretaria de Habitação, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Cultural e Fuss que visa qualificar mulheres para atuarem na construção civil, como “pedreiras”, carpinteiras, encanadoras, azulejistas, eletrecistas e pintoras. Além de ser inovador e bacana a atuação de mulheres em uma área até então considerada exclusivamente masculina, o projeto tem como objetivo fazer com que essas mulheres consigam melhorar consideravelmente a renda de suas famílias. Aliando a educação ao trabalho e trazendo o retorno social que tanto se espera de um projeto de qualificação/requalificação profissional. 

Um terreno cedido pela Prefeitura Municipal de 140 m² é o cenário e “sala de aula” composta por 40 mulheres de baixa renda, de 18 a 45 anos de idade, onde uma casa está sendo construída desde o lançamento e início das aulas – a cerca de quatro meses atrás - e hoje já está em fase de acabamento. As alunas aprenderam o básico e puderam escolher no decorrer da obra em qual área de atuação melhor se adaptou para assim partirem para uma determinada especialização. 

Na data prevista para a entrega da primeira obra realizada 100% com as mãos femininas será feito um sorteio em que uma das formandas será contemplada com a casa que será entregue com escritura em seu nome. 
Segundo Caroline idéias como essas precisam ser expandidas para todo o Brasil. “A ousadia de inserir mulheres em uma profissão considerada masculina despertou nelas o desejo do aprendizado inovador e curioso que até então não existia em Jaú e em quase todas as cidades do Brasil”. 

O sucesso foi grande, mulheres de diversos bairros de Jaú estão diariamente a procura de uma vaga no curso que levou esperança, solidariedade, sociabilidade e perspectivas com tantas novas idéias propostas como a do mutirão. “propusemos a essa turma que está prestes a se formar que realizem mutirão para construção de suas próprias casas, além de servir como um estágio é um treinamento de solidariedade e uma troca onde todas se beneficiarão”, completa Caroline - a autora do Mulheres em Construção. 

O Prefeito de Jaú Dr. Osvaldo Franceschi Jr. participará da programação repleta de palestras nas áreas de Segurança, Municipalista, Vereadores, Direitos das Pessoas com Deficiência, Trabalho, Transporte, Saneamento, Desenvolvimento, Educação, Habitação, Gestão, Assistência e Desenvolvimento Social e Meio Ambiente visando o aprimoramento em sua administração. O 54º Congresso Estadual de Municípios acontecerá de 22 a 26 de março no Centro de Convenções Circuito da Águas, em Serra Negra.



0 comentários

Postar um comentário

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics