A Globo gravará trechos de todos seu programas em 3D, a partir de abril. O objetivo é testar a nova tecnologia em diferentes formatos, segundo o diretor de multimídia e projetos especiais, José Dias.
O estímulo a produção de conteúdo 3D terá um impacto muito maior do que a alta definição, para Dias. A Globo já captou imagens da novela Viver a Vida e do Carnaval do Rio em 3D. No Congresso TV 2.0, sexta-feira em São Paulo, Dias mostrou algumas dessas imagens.
Ganho de profundidade são alguns elementos saltando da tela foram os efeitos principais da invocação. A emissora também fez conversões de um jogo de futebol e de cena de Caminho das Índias, originalmente em 2D, para 3D. Nesses casos, as imagens não saltam da tela.
Dias contou que a Globo tende a adotar um 3D menos negativo (projeção para fora da tela) e mais positivo (projeção para dentro da tela).
O recurso do 3D que salta da tela deverá ser usado mais em ações de merchandising. A emissora testou um efeito em que, durante o Carnaval, quando se menciona a cerveja que patrocina a transmissão, a lata “chega” ao alcance das mãos do telespectador.
O uso de um 3D que não salta tanto da tela evitará excessos e amenizará o cansaço no telespectador com rejeição a 3D, explica Dias. As imagens serão transmitidas inicialmente pela TV paga (pela Net) simultaneamente à TV analógica e digital HD.
Com informações de Daniel Castro, R7.
Fontea: Redação Adnews






































0 comentários