"O Circuito Coração Paulista, que pretende centralizar as ações em turismo das 39 cidades da macrorregião de Bauru, depende de cadastramento no governo federal para sair do papel."
Ricardo Franceschi Delegado Regional de Turismo
Anunciado em outubro do ano passado pela Delegacia Regional de Turismo, o circuito terá sede administrativa em Jaú, de acordo com o delegado regional Ricardo Franceschi.
Na época em que foi criado, o circuito abrigaria cidades das microrregiões de Bauru, Lins e Jaú, mas a sede ainda não estava definida. “Além da sede, definimos ainda o regimento interno. O que falta agora é o cadastramento no Ministério do Turismo, que nos será informado pela Secretaria de Estado”, explica Franceschi. Conforme o secretário, assim que for emitido parecer do governo federal, a primeira reunião envolvendo os municípios ocorrerá em Jaú.
Na região compreendida pelo circuito, há duas propostas de unificação turística em andamento: o Circuito Centro-Oeste, que abriga os municípios por onde passavam as principais linhas férreas do Estado, como Bauru e Agudos, e o Circuito Caminhos do Tietê, com sede em Barra Bonita.
O Coração Paulista, além de abarcar os complexos já criados, pode ainda fazer intercâmbios com outros polos. “Teremos capacidade de chegar ao Polo Cuesta em Botucatu e nos circuitos de ecoturismo de Brotas”, avalia o delegado regional.
Se concretizada, a unificação dos municípios garante maior interlocução junto ao Estado e à União na busca por recursos na área de turismo. “Trata-se de uma proposta de desenvolvimento regional, que nas minhas expectativas, deve ser aprovada no início do mês que vem”, diz Franceschi.
0 comentários