Com a Copa do Mundo de 2010, o número de brasileiros com TV digital deve triplicar. A previsão é do Fórum do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) que espera para esse ano uma venda de 5 milhões de unidades. Esse número corresponde ao dobro do que foi comercializado em dois anos.
Segundo dados do Fórum, com a grande procura, seriam necessários 7 milhões os aparelhos com TV digital no Brasil. O número é bom para o mercado, mas representa menos de 4% da população brasileira.
O barateamento dos produtos, como conversores digitais por R$ 300, pode elevar o número de consumidores dessa tecnologia.
"Ver jogo em alta definição é uma experiência diferenciada. A Copa deve atrair mais gente ao HD e seus recursos, como gravar, parar e voltar a cena [fazer seu próprio "replay"]. Sem dúvidas, haverá aumento na procura", diz Alexandre Annenberg, presidente executivo da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura).
Fabricantes de olho na Copa
Em coletiva de imprensa, o presidente da Semp Toshiba, Afonso Hennel, declarou que, em 2010, pela primeira vez, o número de TVs de tela fina vendidos no País deve ser igual ao de TVs de tubo. Ele acredita que, ao todo, serão comercializados cerca de 12 milhões de TVs até dezembro (foram em torno de 9 milhões em 2009), que serão repartidos igualmente entre as duas categorias.
De olho na Copa, os fabricantes estão antecipando seus encontros com a imprensa para o lançamento da linha 2010. Tradicionalmente, os grandes fabricantes apresentam seus novos TVs apenas em abril ou maio, data que se tornaria inviável este ano para acelerar as vendas motivadas pela Copa.
O “start” foi dado pela Semp Toshiba, mas a LG já marcou sua coletiva de imprensa para o dia 02 de março (arrisco dizer que novos TVs LCD de LED estão a caminho). Samsung, Sony (patrocinadora oficial da Copa) e Philips também farão eventos especiais para lançar novos TVs ainda nos próximos meses. Na Samsung, a grande dúvida é se a empresa vai lançar, de fato, os TVs 3D (mesmo com as dificuldades que rondam a definição de um padrão para essa tecnologia.
Fonte:
Informações Comunique-se e Planet Tech
Redação Adnews
0 comentários