Salvador é uma das cidades mais bonitas e procuradas para fazer turismo. São tantos os pontos turísticos e tantas as opções que fica difícil escolher o melhor. Por isso soteropolitanos, baianos e turistas elegeram os seus sete lugares preferidos, considerados os mais mágicos da cidade.
A eleição que foi realizada em abril de 2009 elegeu, entre 14 opções, a Baía de Todos os Santos, a Barra, o Centro Histórico, o trecho entre a Avenida Contorno e o bairro do Comércio, o Dique do Tororó, Itapuã/Abaeté e a península de Itapagipe. Conheça um pouco desses sete lugares especiais que enchem Salvador com muita magia.
A Baía de Todos os Santos é a maior baía de todo o Brasil. Suas águas são calmas, com excelente navegabilidade, o que a torna ideal para o turismo náutico. Na Baía existem várias ilhas com muitos pontos turísticos. Na Ilha de Maré, há as praias de Tamoabo, Neves e Botelho, e lá se pode visitar as Igrejas de Nossa Senhora das Neves, de Nossa Senhora das Candeias e conhecer o trabalho em renda de bilro e o artesanato em bambu. Quase no centro da baía, a Ilha de Frades se destaca como reserva ecológica, com suas vilas de pescadores, praias desertas, cachoeiras e as igrejas de Nossa Senhora de Guadalupe e Loreto. Na Ilha de Bom Jesus dos Passos, além das praias e da há áreas de manguezais.
A Barra também é um dos lugares mágicos da cidade. Que soteropolitano já não foi prestigiar o famoso pôr-do-sol do Farol da Barra ou da praia do Porto? Localizada no extremo sul da cidade de Salvador, a Barra é cercada, de um lado, pela Baía de Todos os Santos, e do outro, pelo Oceano Atlântico. Na Barra ainda há o Forte de Santa Maria, Forte de São Diogo, Forte de Santo Antônio, Museu Hidrográfico, Instituto Mauá e Igreja de Santo Antônio. O Bairro ainda conta com alguns dos melhores restaurantes da cidade, bares e casas de shows.
O Centro Histórico de Salvador foi tombado como patrimônio da humanidade. Não poderia ser diferente, muito da história da Bahia está preservada entre as suas ladeiras. O Centro Histórico de Salvador reúne o maior acervo barroco existente fora da Europa, com quase 800 imóveis dos séculos XVII a XIX restaurados, além de ser o berço de muitas manifestações da cultura baiana. Lá estão concentrados muitas igrejas, museus e praças, além de bares e restaurantes. No Centro Histórico, a agitação está sempre presente, estimulada com shows, apresentações e projetos culturais.
O Contorno e Comércio proporciona uma das melhores vistas de Salvador. É o lugar onde a tradição é misturada com o moderno, no cenário do brilho das águas da Baía de Todos os Santos. Lá você pode visitar o Solar do Unhão, que fica no espaço do Museu de Arte Moderna onde se pode apreciar alguns dos principais artistas baianos no Parque das Esculturas. No comércio há o famoso o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, lugar ideal para comprar lembranças e artesanatos da cidade, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e o Forte de São Marcelo.
Os orixás dançam nas águas do Dique do Tororó com suas roupas de festa. As oito esculturas feitas pelo artista plástico Tati Moreno representam Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã, alguns dos principais orixás do candomblé. Como Oxum é a orixá das águas doces, lagos e fontes, para o candomblé, o Dique é uma de suas moradas, abençoando e embelezando o local. O espaço é bastante procurado para a prática de esportes e para o lazer, oferecendo pistas de cooper, raias para remo, decks para pesca, playground e palco para shows e se transformou em um lugar especial para os passeios de domingo em família.
Localizada na Baía de Todos os Santos, a Península de Itapagipe oferece, além das praias de águas tranqüilas e mornas e areia fina, um fantástico visual do Centro da cidade de Salvador. Entre suas principais atrações estão a Enseada da Ribeira, a Igreja da Penha, a Igreja do Bonfim, Forte, a Igreja de Mont-Serrat, o Farol de Humaitá, a Igreja da Boa Viagem e os deliciosos sorvetes da Ribeira. A Igreja do Bonfim abençoa o lugar e é palco de uma das maiores manifestações culturais que mistura a festa e a tradição religiosa da Bahia.
A beleza de Itapuã já tinha inspirado artistas como Dorival Caymmi e Vinícius de Moraes, os dois sabiam da magia de se passar uma tarde em Itapuã. Até hoje soteropolitanos e turistas compartilham a beleza do lugar. Além da Lagoa do Abaeté e o Farol de Itapuã, os principais pontos atrativos do local são a Sereia de Mario Cravo Júnior, a Praça Vinícius de Moraes, os bares e restaurantes, as barracas de praia e o acarajé da Cira.
A magia de Salvador continua em todos os pontos e cantos da cidade, os internautas e cada pessoa que votou na eleição, sabem bem como foi difícil escolher apenas esses 7 pontos mágicos.
0 comentários