A capital de Mato Grosso já começa a pensar na organização dos fan parks, locais públicos com telões espalhados pelas cidades do país-sede que permitem que milhões de pessoas assistam aos jogos fora dos estádios durante a Copa do Mundo.
Na última quarta-feira (20), técnicos da prefeitura de Cuiabá se reuniram com o diretor do comitê local para a Copa 2014 (Agecopa), Yuri Bastos, para discutir os locais de implantação dos fan parks e as mudanças necessárias na legislação para abrigar estes parques.
A proposta seria implantar três fan parks em diferentes regiões da capital mato-grossense, sendo que um deles teria organização da FIFA, enquanto os outros dois ficariam sob a responsabilidade da Agecopa. Segundo Bastos, a integração entre prefeitura e governo estadual pretende reduzir despesas e otimizar serviços com a organização dos eventos.
A presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Adriana Bussiki Santos, lembrou que a prefeitura fará adequações na legislação urbanística de Cuiabá para permitir a “implantação dessa modalidade de infraestrutura pública”.
O conceito de fan park foi lançado na Copa da Alemanha, em 2006, quando estes locais reuniram mais de 18 milhões de espectadores, número seis vezes maior ao de ingressos vendidos para os 64 jogos da competição.
Fan fest em Frankfurt durante a Copa da Alemanha em 2006.
Ao fundo, telão para os torcedores assistirem aos jogos
Fontes: Portal de Serviços e Informações do Estado de Mato Grosso e sites Olhar Direto e O Documento.
0 comentários