Cow Parade retorna a São Paulo (fotos Jaime Scatena)
Elas estarão por todos os lados dentro de alguns dias. Nas ruas e avenidas, nos shoppings e nas rodoviárias, em praças e museus da cidade e até em estações de metrô. As simpáticas vacas da Cow Parade 2010 se reuniram ontem (quarta-feira, dia 20), no Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, no evento de abertura da segunda edição deste desfile de arte que volta à capital paulista após quatro anos.
A CowParade surgiu como uma manifestação humorística em 1998, criação de um artista suíço, e desde então já rodou mais de 50 cidades ao redor do planeta, inclusive no Brasil, que recebeu esta grande exposição de arte ao ar livre em São Paulo (2005, a primeira cidade da América do Sul), Curitiba e Belo Horizonte (2006) e no Rio de Janeiro (2007).
É uma exposição muito democrática pois as peças de arte - cerca de 90 vacas de fibra de vidro customizadas por artistas brasileiros - são espalhadas pela cidade, muitas vezes ao ar livre, em pontos de grande circulação de pessoas, onde paulistanos e visitantes de todas as idades poderão apreciar, se divertir e até interagir com elas.
Neste ano, temas como sustentabilidade, vida urbana e figuras pop inspiraram os artistas que nomearam suas obras com nomes divertidos, como Cowgestionamento (que aborda o calvário do transporte paulistano), Vaca da Garoa (em homenagem a São Paulo de antigamente), Cowleta Seletiva, MiCow Jackson e a Vaca Interativa (que mostra, em tempo real, mensagens enviadas por SMS ou por meio do Twitter).
A exposição é parte das comemorações do aniversário de 456 anos de São Paulo, e o projeto também tem seu lado solidário, já que, ao final as vacas serão leiloadas com os recursos sendo revertido para as entidades beneficentes Gol de Letra e a ONG Florecer.
Mais informações e o mapa com a localização de todas as vacas podem ser encontrados no www.cowparade.com.br/sp.
0 comentários