O Parque Nacional da Serra do Divisor possui área de aproximadamente 846.633 hectares, e está localizado no Estado do Acre, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Ali estão guardados vários tesouros naturais brasileiros.

No interior do Parque, à margem direita do Rio Moa, habita a população indígena Nukini. Há também registros da existência de fósseis às margens do Rio Juruá. A maior parte da área é coberta por Florestas Tropicais Abertas de Cipó e de Palmeira. A de Cipó destaca-se pelo relativo espaçamento entre as árvores, e abriga espécies vegetais como o juá, a castanha-de-periquito, o taperebá e o inharé, entre outras.

Já a de Palmeira apresenta grandes agrupamentos das palmeiras existentes na região, tais como paxiúba-lisa, patauá, açaí, jaci, murumuru, paxiúba-barriguda, inajá e jarima.

O Parque Nacional da Serra do Divisor ainda não possui infra-estrutura de apoio ao turista. Sendo assim, as visitas podem ser feitas somente com autorização prévia do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis.

Informação básica Clima
O clima da região é o quente superúmido, e chove bastante durante todo o ano. A temperatura média anual fica em torno de 24ºC, com máxima média de 32ºC e mínima de 21ºC. Dados do Parque Nacional da Serra do Divisor Estado: Acre Região: Norte DDD: (68)

Distâncias
Cruzeiro do Sul: 90 km Rio Branco: 700 km Pucallpa (Peru): 150 km Hospedagem / Restaurantes A cidade mais próxima ao Parque é Cruzeiro do Sul, que conta com algumas opções de hospedagem e restaurantes. Estes últimos, sempre dispostos a preparar os pratos típicos da Região Norte do País aos visitantes que gostam de experimentar novidades.

Saiba mais sobre hospedagem e alimentação entrando em contato direto com a Prefeitura Municipal da cidade: +55 (68) 3322-2169. Como chegar Via Fluvial: Saindo de Cruzeiro do Sul, a principal via de acesso ao Parque é fluvial, através do rio Moa.

No período das cheias, gastam-se cerca de 6h para chegar lá, com utilização de voadeiras (barcos com motor de popa).

No período das secas, levam-se até 4 dias utilizando-se canoas - o transporte mais rústico da região.

Via Aérea: Partindo da capital Rio Branco até Cruzeiro do Sul, o acesso à Unidade de Conservação é aéreo, com vôos de 1h30 de duração.

Serviços Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul: +55 (68) 3322-2169 Escritório regional do IBAMA: +55 (68) 3322-3380 Aeroporto Internacional de Rio Branco: +55 (68) 3211-1000

Agências Bancárias
Na capital do Estado do Acre, Rio Branco, é possível encontrar agências ou postos de atendimento dos principais bancos nacionais. Links relacionados www.pnsd.ac.gov.br

Atrações

Rio Moa Entre os afluentes do Rio Juruá, destaca-se o Moa, que desenvolve um traçado de curvas cheias de meandros. Sua cabeceira fica a Oeste da Serra do Divisor, seguindo a direção SE/NE até seu sopé ocidental, quando recebe o Igarapé Ramon. Após a confluência com o Igarapé Pedernal, forma um cânion de excepcional beleza.

No período das secas, surgem trechos com corredeiras e cachoeiras. Reserva Indígena Nukini A Reserva Indígena Nukini fica no município de Mâncio Lima, às margens do rio Moa.

A área da reserva começa no Igarapé Timbaúba. Terra Indígena Ashaninca Fica no município de Marechal Thaumaturgo. Rio Juruá É o principal rio que drena o Parque em sua porção sul, constituindo um de seus limites naturais. Nasce no Peru e suas águas abastecem cinco municípios do território acreano: Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Rio Juruá-Mirim Segundo maior e mais volumoso afluente do rio Juruá dentro das terras acreanas. Nasce junto ao marco 65 da fronteira Brasil-Peru.

Lago Tauaré Localiza-se na divisa dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e dista de suas sedes, respectivamente, 60 km e 45 km, pelo Rio Juruá. Trilha do Mirante A trilha começa no cânion, às margens do rio Moa, e sobe o Morro Queimado até uma pequena área descampada, com aproximadamente 472 metros de altitude, chamada de Mirante.

A vista dali de cima é de tirar o fôlego. Trilha do Igarapé Anil Começa no Rio Moa, segue pela mata e chega até o Igarapé; depois, seguindo por este caminho chega-se até a cachoeira Formosa.


Cachoeira Formosa
Seu acesso é feito pela Trilha do Igarapé Anil. É composta por três quedas seqüenciais de 6, 7 e 6 metros, intercaladas por patamares com extensão de 1, 2 e 30 metros de altura, respectivamente. Buraco da Central Foi aberto pela Petrobrás durante os trabalhos de prospecção de petróleo na área da serra, em 1930. Medindo aproximadamente 1 metro de diâmetro, jorra água sulfurosa e de temperatura um pouco mais alta que a do rio Moa.

No encontro das águas sulfurosas com o rio, uma nuvem de vapor sobe pelo ar. Cânion do Rio Moa Está localizado no pé da Serra da Jaquirana. É, na verdade, um vale encaixado por onde passa o rio, formando paredões de inclinação de 45º a 90º, cobertos de vegetação.

Cachoeira da Pirapora
A Cachoeira da Pirapora é formada pelo igarapé de mesmo nome, que corre da serra, formando algumas quedas durante seu percurso. É a maior de todas, com cerca de 3 metros. A 150 metros dali, subindo o rio, há uma pequena praia.

Cachoeira do Pedernal
É composta por duas corredeiras com cerca de 100 metros de extensão. Fica no final do Cânion do Rio Moa.

Cachoeira do Ar Condicionado
Possui cerca de 5 metros de queda. Seu acesso se dá através de uma trilha que começa às margens do rio Moa, subindo por um barranco de 4 metros de altura. O percurso total, contando ida e volta, é de 4 km. Rio Azul Rio que constitui um dos limites do Parque em sua porção norte. É o maior afluente do Rio Moa, desaguando na margem direita com embocadura de 30 metros de largura, que se mantém constante por grande extensão

GRUPO DE EXPERIÊNCIAS
Você já esteve na Serra do Divisor? Conte aqui sua experiência



Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics