Primeira etapa da obra custará cerca de US$ 800 milhões
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou nesta terça-feira (1/12) a construção de um monotrilho na Zona Sul da cidade ligando o Jardim Ângela à Vila Sônia, passando pelo Capão Redondo. O projeto prevê a construção de 34 km de vias, em duas etapas de obras. Segundo o portal "G1", o sistema é semelhante ao adotado em cidades asiáticas e alemãs.
A primeira etapa, com conclusão prevista para 2012, serão construídos 11 km de trilhos ligando o bairro Jardim Ângela a Santo Amaro. Na fase seguinte a linha conectará o Jardim Ângela à Vila Sônia, passando pelo Capão Redondo - trecho que deve ser finalizado antes da Copa do Mundo de 2014.
“Acho que é uma expectativa bastante razoável antes da Copa do Mundo de 2014 nós termos esse projeto concluído”, disse o prefeito. Segundo a prefeitura, o monotrilho tem capacidade para transportar 30 mil passageiros por hora.
Licitação
A licitação para instalar os 34 km de monotrilhos foi lançada hoje (2/12). O projeto da obra terá um custo de R$ 50 milhões. A primeira etapa do trajeto ficará em torno de U$ 800 milhões, bancados pela prefeitura. Já para a segunda etapa, os 23 km restantes, ainda não foi definido o preço, porque está a cargo da iniciativa privada, que poderá operar todo o sistema. "É algo similar ao que foi feito no Rodoanel", disse Kassab.
O custo de cada quilômetro de linha para monotrilho é de U$ 75 milhões, em média - o dobro do investimento necessário para a criação de corredores de ônibus e a metade do que é necessário para metrô. A informação é do jornal "O Estado de S. Paulo".
0 comentários