Empresa está de olho na Copa e na Olimpíada de 2016
Uma das maiores e mais tradicionais patrocinadoras de Copas do Mundo, a Coca Cola anunciou investimentos de 11 bilhões de reais no Brasil nos próximos cinco anos. O total é 75% superior ao investido no país entre 2004 e 2009 e reflete o interesse da marca em desenvolve negócios no Brasil em função da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, além do crescimento do mercado, como ingresso de novos consumidores, especialmente na classe C. A informação foi divulgada hoje pela "Agência Estado".
Segundo a agência, a Coca Cola ostenta 22 trimestres consecutivos de crescimento de vendas no Brasil contra nove trimestres consecutivos no mundo. A empresa acaba de inaugurar uma nova fábrica de chás e bebidas saudáveis no Paraná, e já tem programada outra nova unidade até o final do ano para refrigerantes em Maceió - AL. As duas unidades envolvem investimentos de R$ 6 bilhões, valor importante se comparado com o faturamento de R$ 15 bilhões no país em 2008.
"Graças à política macroeconômica bem-sucedida do Brasil, em todos os cenários que traçamos para o nosso futuro, divisamos crescimento similar ao que tivemos no país nos últimos anos e que foi acima do PIB", diz Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade. "Isso significa que o Brasil muda de patamar e, por isso mesmo, temos de adequar nossa produção a essa realidade. No último trimestre, encerrado em setembro, a Coca cresceu 3% em volume de vendas antes, igual período do ano anterior. Os investimentos foram anunciados ontem pelo presidente do conselho de administração e CEO da The Coca-Cola Company, Muhtar Kent, que veio ao Paraná especialmente para a inauguração da fábrica. Em comunicado da empresa sobre o evento, o executivo ressalta que, nos últimos 50 anos, o volume de vendas da Coca-Cola Brasil cresceu 50 vezes.
Copa e Sustentabilidade
O marketing da companhia tradicionalmente aplica recursos em atividades ligadas aos esportes. Tanto que a companhia foi a primeira patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos. Posição que não abandonou desde a primeira disputa. Condição semelhante à que também mantém em relação à Copa do Mundo, em que também é uma dos mais antigos patrocinadores.
A mais recente plataforma de comunicação da empresa dá destaque aos temas de sustentabilidade, o que incluiu cuidados com aproveitamento de água. Todas as novas fábricas, segundo divulga a Coca-Cola, obedecem traçados nesse sentido. "Os nossos investimentos são pautados por políticas de sustentabilidade, tanto que a fábrica do Paraná, assim como a futura em Maceió, foram construídas com base em padrões e conceitos que visam causar o menor impacto possível no meio ambiente", reforça o vice-presidente Simões. Chamada de fábrica "verde", a nova unidade do Paraná deverá obter economias de 23% no consumo de energia e de 36% no de água, por conta de métodos de construção - como o uso de iluminação natural, aquecedores solares e coleta de água da chuva.
Fonte: Agência Estado
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