Segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, a ação visa a qualificação dos produtos da agricultura familiar para o mercado do turismo, além de proporcionar a “valorização dos aspectos naturais e culturais das comunidades e dos destinos turísticos”.
Campos explica que, o produto da agricultura familiar, quando associado à identificação de seu local de origem, contribui para a promoção do destino turístico. Já as visitas a propriedades rurais permitem aos turistas encontrar culturas e realidades distintas das que estão acostumados a viver.
A intenção do MDA é preparar os produtos da agricultura familiar para estarem presentes em hotéis, restaurantes, além da promoção de destinos próximos as 12 cidades-sedes da Copa. Nestas cidades, os turistas poderão conhecer um pouco mais da realidade da agricultura familiar, por meio do turismo rural, seja hospedado em um hotel-fazenda, participando de uma caminhada ecológica ou conhecendo um restaurante colonial, entre outros. “Isso vai permitir, ainda, que os turistas aumentem seu tempo de permanência e os gastos médios nos destinos da Copa 2014 no Brasil”, destaca Campos.
Parceria
Esta ação integra o termo de cooperação técnica assinado entre MDA e MTur para a implementação, em conjunto, de ações de identificação, organização, promoção e fortalecimento entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil. A parceria tem o objetivo de gerar renda para os agricultores familiares e agregar valor à oferta turística. Além disso, serão fortalecidos os segmentos de turismo rural e ecoturismo e ampliado o acesso ao crédito rural para o turismo por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário.
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