Quem eu sou?

Postado por SPnews em Viagem

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

segunda-feira, 30 de novembro de 2009


Artigo retirado da palestra: Marketing e Comunicação no Rodeio, do dia 12 de Março, 
ministrada pelo Sr. Marcelo Murta durante a Country Fair 2009.

Eu sou o homem que comprou o ingresso antecipado do Rodeio e aguardo pacientemente em uma fila enorme porque nem todas as catracas estão funcionando. Eu sou um fã que sentado no desconforto da arquibancada espero agoniado, porém calado o inicio da Festa do Peão que foi divulgada para começar às vinte horas e já são vinte uma horas e nada acontece. Eu sou o indivíduo que aceita sem reclamar uma abertura chata e brega de uma hora de duração. Eu sou o consumidor que bebe cerveja e na hora do xixi, aguardo novamente na fila do banheiro químico e quando vou usá-lo ele faz xixi em mim. 

Eu sou o ser humano que possui um pinico na orelha por me permitir ouvir tanta asneira no microfone e depois vou embora sem entender o que é Rodeio. Eu sou membro de um fã clube que luta contra o sono, sorrindo, para ver meu artista preferido começar o show de madrugada. Eu sou o homem que quando fui pedir uma informação para um dos organizadores, ele estava muito ocupado e não pode me atender. 

Eu sou o cidadão que ao retornar para casa não havia ninguém para recolher meu ticket de estacionamento, pois os atendentes já tinham ido dormir. Voce deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente do tipo que nunca cria problemas. Engano seu. Eu sou o CLIENTE que nunca mais vai voltar. Este é um velho retrato da maioria dos rodeios do Brasil “Clientes podem demitir todos de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”. Esta é a filosofia de atendimento de Sam Walton, Fundador do Wal-Mart, uma das maiores cadeias de varejo do mundo. 

O método de Sam pode ser facilmente adaptado a qualquer empresa inclusive no Rodeio e no Poder Público. Barretos saiu na frente há quatro anos iniciando o processo de conscientização tratando o contribuinte como cliente. O munícipe não contribui, ele paga porque é obrigado. Mais do que na iniciativa privada onde ele pode escolher onde comprar, na esfera pública o cidadão sem opção, tem o direito de exigir o melhor. O CLIENTE é o verdadeiro Patrão de todos os empresários e funcionários. É o que paga a conta e faz gerar lucro. A antiga máxima diz: “o cliente tem sempre razão” vale muito mais do que as inúmeras ferramentas do Marketing criadas visando fidelizar ou conquistar novos consumidores. 

Em um mercado competitivo onde a maioria dos produtos de diferentes marcas são semelhantes a diferença está na prestação de serviços. O Rodeio precisa se consolidar como esporte e o gestor têm que se profissionalizar. No serviço público algumas leis devem ser revistas para se tornar mais eficiente. Cliente insatisfeito é igual a mulher mal amada, ambos pulam a cerca buscando satisfação com outros fornecedores.



Abraços Cavalares
Marcelo Murta










0 comentários

Postar um comentário

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics