Luiz Barretto admite que imagem do Brasil tem que ser reconstruída no país e no exterior

Postado por SPnews em Viagem

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Depois de confirmar que em dezembro o Mtur, junto com a Embratur divulga o plano Aquarela para o período 2010/2020, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, defendeu hoje, em Gramado, a projeção junto aos mercados internacional e doméstico de uma nova imagem do país. "Temos que nos reinventar, pensar qual é a imagem que desejamos projetar junto aos principais destinos emissores. Veja o caso da Alemanha e da China que souberam aproveitar eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas para conquistarem uma nova imagem num trabalho de sucesso. Outros como Atenas não souberam fazer isso" 


Barretto lembrou que a imagem do Brasil mudou muito nos últimos anos deixando de se projetar apenas como um país do futebol e carnaval. "Mas não podemos parar é como um carro em movimento que tem de trocar o pneu. Hoje temos uma enorme diversidade de destinos e produtos e precisamos sim nos tornar sempre mais competitivos e intensificar as ações nos países da América do Sul. Temos a cada dia novas tecnologias como o Twiter que podem nos ajudar e o Mtur já conta com mais de 2.500 seguidores", sugeriu. 


O ministro, que participou do painel "Enfrentando o futuro de forma criativa", no Congresso do Festival do Turismo de Gramado, fez uma projeção otimista para 2010 e manifestou sua esperança que o setor supere a média de 5% da crescimento da economia previsto para o próximo ano. Em sua explanação, Barretto confirmou que deve anunciar nos próximos dias a liberação da linha de crédito do BNDES para o parque hoteleiro. 


O painel contou ainda com as participações da presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos que falou sobre a necessidade de se transformar o tempo de ócio em lazer. Já o deputado Afonso Hamm, presidente da Comissão de Turismo da Câmara abriu sua explanação comparando Gramado a uma "universidade aberta do turismo no Brasil". Ele destacou sobre a necessidade de se ter afinidade com as políticas públicas de governo e o setor privado. Quanto a imagem do país destacou a importância do Brasil se vender no exterior como vitrine e não como vidraça. 


O secretário estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Heitor Goulart que faria parte do painel não compareceu. 


Fonte: Mercado & Eventos

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