Localizada a 325 km de Manaus, com acesso por via fluvial ou aérea, à margem direita do Rio Amazonas, Parintins, cidade de aproximadamente 100 mil habitantes é palco de uma das maiores manifestações de cultura popular do mundo, o Festival Folclórico de Parintins, espetáculo de rara beleza onde se pode ver todo o talento e criatividade do homem da Amazônia além de suas lendas e tradições. O ritmo das toadas é contagiante e os Bois Caprichoso (azul e branco) e Garantido (vermelho e branco) empolgam suas torcidas e visitantes transmitindo alegria nas suas apresentações realizadas na arena do bumbódromo, sempre nos dias 28,29 e 30 de junho.
Mas nem só de folclore vive o parintinense. Devotos de Nossa Senhora do Carmo , realizam anualmente de 06 a 16 de julho uma das maiores festas religiosas do Estado, arrebanhando verdadeiras multidões nos onze dias da festa que culmina com a procissão em louvor à santa , um espetáculo de devoção refletido no primor da decoração das ruas, nas alegorias e no brilho dos fogos de artifício, um espetáculo à parte.
A Cidade dispõe de uma boa infra-estrutura com bares, restaurantes e hotéis de excelente qualidade além de oferecer várias opções de turismo e lazer com destaque para a praia de uaicurapá, que no verão atraia multidões e transforma-se em palco para shows, festivais de música e concursos de beleza; a Vila Amazônia, agrovila que preserva na suntuosidade da arquitetura antiga, a memória da colônia japonesa; e a comunidade da Valéria que possui um rico e curioso sítio arqueológico.
Texto: Governo do Estado do Amazonas