Portal de entrada para a Ilha do Bananal e o Parque Nacional do Araguaia, é conhecida também por sua grande e famosa lagoa de mesmo nome. Suas belezas naturais lhe conferem um dos maiores potenciais turísticos do Estado. 

Banhada pelos rios Urubu, Formoso, Javaé e Araguaia, extremamente piscosos, repletos de aves e animais silvestres, favorece a elaboração de projetos voltados para a política de preservação ambiental. 

A região da Ilha do Bananal abriga aldeias como: Boto Velho, Wari Wari, Fontoura, Santa Izabel do Morro e Macaúba. As aldeias ainda preservam o típico artesanato indígena e a prática dos rituais Aruanã, relacionado à fertilidade, e Hetohokã, rito de passagem para a puberdade, reservado aos meninos. O acesso para as aldeias de Boto Velho (Javaé) e Macaúba (Karajá) é feito pelo município de Lagoa da Confusão. 

Os atrativos dessa região são: Lagoa da Confusão - Uma paradisíaca lagoa natural ladeada por praias de areias finas e águas rasas, onde uma grande pedra parece flutuar e mudar de lugar conforme o ângulo do qual é vista. Palmeiras de buriti completam o cenário onírico, refletindo-se no grande espelho d’água natural. A lagoa é uma das principais atrações do Estado, recebendo turistas o ano inteiro. Lagoa dos Pássaros - Lago exótico, lar de centenas de pássaros, é um verdadeiro viveiro de espécies. Os reflexos das árvores e dos pássaros em movimento formam imagens em constante mutação em suas águas, produzindo um espetáculo à parte. O atrativo é temporário, de junho a setembro. Projeto Quelônios - Na fazenda Praia Alta, sede do Projeto Quelônios, permanecem em berçários os filhotes de tartarugas Tracajá e da Amazônia, até ganharem resistência para serem soltas no rio Formoso, mais resistentes à ação de seus predadores. Turistas de vários países visitam a Fazenda, curiosos com a diversidade da fauna e flora local. Gruta da Casa de Pedra - É uma caverna de formação calcária do escudo cristalino brasileiro, com 1 km de extensão e vários salões. Sua beleza reside nas formações de estalactites e estalagmites que desenham formas exóticas em seu interior. O lugar tem valor religioso para a população local. Em novembro é celebrada a Missa dos Finados em um dos seus salões. A visita ao atrativo só é possível no período seco quando as águas baixam.

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics