A Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, palco da mais famosa pororoca do mundo e fenômeno de formação de ondas gigantescas no encontro da águas. Ela pode ter sido o primeiro ponto do território brasileiro a ser visitado pelos europeus dois anos antes da expedição portuguesa chegar a Cabrália, mas se o cartógrafo e navegador Duarte Pacheco Pereira passou mesmo por aqui, se fez despercebido. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, pisava em território espanhol.
Marajó foi habitada por diversas tribos indígenas, dentre eles, os aruãs, tribo mais numerosa e mais valente, de onde foram expulsos pelos Caraíbas. Os índios encontravam na ilha o ambiente ideal para viver e trabalhar a sua arte de desenhos geométricos, que hoje é distribuída pela Europa e América do Norte.
A ilha também se destaca por sua cultura, danças do carimbo e lundu e a cerâmica marajoara, além de também ser conhecida como a terra dos búfalos, devido a enorme população de búfalos, que é maior do que a de habitantes.
CLIMA
O clima na Ilha é de chuva, muita chuva. Portanto, a melhor época para se visitar a Ilha vai de junho a janeiro, período em que não chove tanto, tornando os passeios mais fáceis de serem praticados. Nos outros meses, a Ilha fica praticamente alagada, devido ao imenso volume de chuva.
ASPECTOS NATURAIS
Pouco conhecida, a Ilha de Marajó é um dos mais preservados santuários ecológicos da Amazônia, tendo como meios de transporte mais comuns, pesando cerca de meia tonelada, o búfalo.
Suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas. Praias de rio, lagos de diversos tamanhos, igarapés, dunas, florestas e uma rica fauna fazem da Ilha de Marajó um dos maiores santuários ecológicos.
Os cenários são transformados de seis em seis meses, devido a grande quantidade de chuva, principalmente no primeiro semestre, quando as matas e os campos ficam embaixo das águas. No segundo semestre, o período da seca acaba e a visitação se torna mais favorável pela melhor observação dos animais e da vegetação. Praias com dunas claras, praticamente inexploradas são o grande atrativo.
DESTINOS BRASILEIROS
Circuitos Turisticos
Útimas do SPnews
PUBLICIDADE
Marcadores
AEROPORTOS BRASIL
Carnaval2010
Colunista Cassio Ferraz
Colunista Marcelo Murta
Colunistas
COPA 2010
COPA2014
Embratur
EMPRESAS AÉREAS
EMPRESAS DE TURISMO
ENTRETENIMENTO NO MUNDO
ESPORTE
GASTRONOMIA
INDUSTRIA DE EVENTOS
INDÚSTRIA HOTELEIRA
Meio Ambiente
Mensagens
MUNDO DO RODEIO
Mundo MBP
MUNDO SERTANEJO
NOTICIAS DO MTUR
NOTICIAS DO TURISMO-REGIONAL
NOTICIAS EVENTOS - REGIONAL
NOTICIAS TURISMO - BRASIL
PROGRAMAS DO MTUR
Radios pelo Brasil
Show Bussines
TECNOLOGIA
TECNOLOGIA PARA O TURISMO
TURISMO
TURISMO GLS
Turismo Naútico
TURISMO NO MUNDP