As dunas movimentam e transformam o Jalapão, revelando seus mistérios. 34 mil Km2 de areia remontam milhares de anos, quando a região era apenas mar. Sob a ação do tempo, dunas exuberantes, chapadões míticos, cachoeiras furiosas, planaltos, savanas e trilhas empoeiradas se formaram.
É aqui que o cerrado revela seu lado surpreendente eo fascínio do lugar não deixa dúvidas: o ecossistema
Jalapão é um extraordinário patrimônio natural.Em meio a dunas de 40 metros de altura, um complexo aquático de rios, cachoeiras, córregos e lagos de águas límpidas e borbulhantes que desafiam a gravidade.
No Fervodouro em Mateiros, várias nascentes convidam o visitante para um banho único, onde se tem a sensação de estar flutuando, quando se é empurrado para cima pela força das águas mornas.
Por todo o percurso encontramos formações rochosas de cores e formas variadas como a Pedra Furada - um gigantesco morro de arenito onde a ação prolongada do vento e da chuva fez aberturas que se descortinam como um portão para o cerrado. Araras verdes conhecidas como maracanãs vivem no seu topo como guardiãs deste monumento da natureza.
Em outra pedra situada em Novo Acordo, um empreendedor plantou uma morada íngreme e rústica no seu topo: o Hotel do Holandês (uma bela pousada com vista privilegiada de toda a região).
Fonte: Governo do Tocantins