Até 1954, o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó (MG), era considerado o ponto mais alto do Brasil. Neste ano foram descobertos o Pico da Neblina e o 31 de Março, os dois mais altos. Muitos anos depois foi criado o segundo maior parque nacional do país para proteger uma região onde certamente a natureza se apresenta selvagem. 

O segundo maior parque brasileiro, com 2,2 milhões de hectares, foi criado em 1979, durante o governo do general Figueiredo, juntamente com os outros parques amazônicos. 

CLIMA 

O clima da região é tropical superúmido, com temperatura média anual de 25ºC. As condições climáticas são bastante peculiares e não existe estação seca. Os meses mais chuvosos vão de agosto a novembro. É difícil escapar de chuvas fortes, na ida e na volta. 

ASPECTOS NATURAIS 

Dois picos destacam-se na Serra do Imeri, o da Neblina (3014 m) e o 31 de Março (2992 m), os dois mais altos do Brasil. Ambos, assim como toda a região, são cobertos por densa mata. 

A flora é bastante diversificada, apresentando formações de campirana ou Caatinga do Rio Negro, com espécies como pau-amarelo, e casca-doce. As encontradas na floresta densa são o mandioqueiro-azul, o tamaquaré e a quaruba-cedro, entre outras. 

A fauna é extremamente diversificada, com várias espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o uacari-preto e o cachorro-do-mato. Há muitas aves, entre elas, tucanos e gaviões.

Útimas do SPnews

PUBLICIDADE


Acompanhe o SPnews

Vote em noss Enquete

Qual o segmento de turismo que mais você procura em São Paulo?
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo de Aventura e Ecoturismo
Turismo Sol e Mar
Turismo Esportivo
Turismo Rural
Votar
resultado parcial...


MusicPlaylist

Turismo no Brasil

Web Statistics