Até 1954, o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó (MG), era considerado o ponto mais alto do Brasil. Neste ano foram descobertos o Pico da Neblina e o 31 de Março, os dois mais altos. Muitos anos depois foi criado o segundo maior parque nacional do país para proteger uma região onde certamente a natureza se apresenta selvagem.
O segundo maior parque brasileiro, com 2,2 milhões de hectares, foi criado em 1979, durante o governo do general Figueiredo, juntamente com os outros parques amazônicos.
CLIMA
O clima da região é tropical superúmido, com temperatura média anual de 25ºC. As condições climáticas são bastante peculiares e não existe estação seca. Os meses mais chuvosos vão de agosto a novembro. É difícil escapar de chuvas fortes, na ida e na volta.
ASPECTOS NATURAIS
Dois picos destacam-se na Serra do Imeri, o da Neblina (3014 m) e o 31 de Março (2992 m), os dois mais altos do Brasil. Ambos, assim como toda a região, são cobertos por densa mata.
A flora é bastante diversificada, apresentando formações de campirana ou Caatinga do Rio Negro, com espécies como pau-amarelo, e casca-doce. As encontradas na floresta densa são o mandioqueiro-azul, o tamaquaré e a quaruba-cedro, entre outras.
A fauna é extremamente diversificada, com várias espécies ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o uacari-preto e o cachorro-do-mato. Há muitas aves, entre elas, tucanos e gaviões.
DESTINOS BRASILEIROS
Circuitos Turisticos
Útimas do SPnews
PUBLICIDADE
Marcadores
AEROPORTOS BRASIL
Carnaval2010
Colunista Cassio Ferraz
Colunista Marcelo Murta
Colunistas
COPA 2010
COPA2014
Embratur
EMPRESAS AÉREAS
EMPRESAS DE TURISMO
ENTRETENIMENTO NO MUNDO
ESPORTE
GASTRONOMIA
INDUSTRIA DE EVENTOS
INDÚSTRIA HOTELEIRA
Meio Ambiente
Mensagens
MUNDO DO RODEIO
Mundo MBP
MUNDO SERTANEJO
NOTICIAS DO MTUR
NOTICIAS DO TURISMO-REGIONAL
NOTICIAS EVENTOS - REGIONAL
NOTICIAS TURISMO - BRASIL
PROGRAMAS DO MTUR
Radios pelo Brasil
Show Bussines
TECNOLOGIA
TECNOLOGIA PARA O TURISMO
TURISMO
TURISMO GLS
Turismo Naútico
TURISMO NO MUNDP